Notícia

14/04/2014 | Ministro Ayres Britto ressalta papel social da Justiça do Trabalho

"Vejo na Justiça do Trabalho a instituição que promove as condições materiais objetivas de desfrute até dos direitos individuais, que somente protegem o ser humano com o aporte dos direitos sociais", afirmou.

Na visita, o ex-presidente do STF recebeu do presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Grão-Colar. A comenda agracia personalidades e instituições que se destacaram por suas profissões ou serviram de exemplo para a sociedade.

Na solenidade, realizada no gabinete da Presidência do TST, e que contou com a presença de vários ministros da Casa, o ministro Levenhagen ressaltou a "presença indelével de Ayres Britto no STF", como paradigma de magistrado. "Leve de alma, coração aberto e pessoa que nos preza com seu humanismo, tão raro nos dias de hoje, sobretudo no Judiciário, quando muitos se esquecem que o Direito está voltado para as pessoas e deve dialogar com a sociedade", afirmou o presidente do TST. "Ayres Britto fez isso com raro brilhantismo na Suprema Corte, conciliando a cultura jurídica que tanto o distingue com simplicidade e leveza", acrescentou.

Ao agradecer a homenagem, Ayres Britto destacou o espírito agregador do TST e o compromisso com a causa pública de seu presidente, e destacou o papel do Judiciário do Trabalho para o equilíbrio social citando frase de Santo Agostinho, para quem "sem um mínimo de bem-estar material não se consegue sequer servir a Deus".

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 11 de novembro de 1970, e é entregue sempre no mês de agosto de cada ano. Constitui-se dos graus hierárquicos de Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Fonte: página do TST.

Desenvolvido por ledz.com.br